twitter
rss

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos".

As turmas do 4º ano E - com a professora Xirlaine - e G - com a professora Lucimar - apresentaram o seguinte projeto: "Solo e Ocupação Territorial", o mesmo foi pensado a partir da curiosidade da turma 4º E sobre como ocorre o desabamento de casas que aparentemente não apresentam riscos de desmoronamentos por estarem sustentadas no solo. Portanto, a problemática levantada pelos alunos foi: "Como pode uma casa ser construída no chão e cair por causa da chuva?".
Para o desenvolvimento do mesmo contamos com a participação de alunas da graduação em Ciências Ambientais da UNIFESP e de "pesquisa de campo" - feita pela exploração do espaço físico da escola, assim como, de seu entorno. Tais recursos, que foram voltados à realidade pertencentes a eles, propiciaram aos alunos maior apropriação dos conteúdos escolares. Durante a exploração eles examinaram o solo pertencente a esses espaços de distintas formas e, tanto verbalmente quanto com produção de textos, produziram a relação entre o que fora trabalhado em sala de aula com o que estavam experenciando.
O trabalho culminou, além de experimentos a respeito da temática, numa maquete na qual abordou a especificidade temática e na apresentação do assunto pelos alunos das turmas referidas.
Imagens cedidas pela professora Xirlaine.


















































1 comentários:

  1. Exalto aqui a riquíssima participação dos colegas de trabalho: Lucimar, Adriana e Alexandre, além do trio harmônico que coordena a José Martins, das estudantes Priscila e Marghuel da UNIFESP e, principalmente, dos nossos brilhantes estudantes dos 4º Anos E e G, pelo trabalho de pesquisa de distintos tipos a respeito da temática abordada. Foi valoroso crescer com todos vocês!!

Postar um comentário