twitter
rss

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos".



O Dr. José Martins da Silva, nasceu na cidade de Rio Claro em 10/07/1907. Era filho de José Martins da Silva e Flora Martins da Silva. Casou-se com Maria Piedade Martins da Silva e teve três filhos e uma filha: José Reynaldo, Carmen Cíntia, José Eduardo e Carlos Alberto.
Foi professor, político e trabalhou na Companhia Antárctica Paulista. Escreveu um livro, artigos, publicações jornalísticas e literárias demonstrando sempre a sua grande competência como escritor e seus conhecimentos de língua portuguesa. Marcou sua presença junto à juventude da cidade.
Tinha tanta facilidade para a redação que qualquer texto produzido por ele era sempre uma peça literária digna de ser apreciada.
Lecionou na Escola pública Instituto de Educação Joaquim Ribeiro em Rio Claro. Fez muitas amizades, inspirou muito respeito e teve muita participação comunitária. Foi presidente da Câmara Municipal por quatro anos. Deixou muitos admiradores por sua lealdade e companheirismo, marcando sua passagem sempre de forma altamente positiva.
Enfrentou um problema muito grave de saúde e após uma cirurgia muito delicada ficou impossibilitado de fazer uso da fala, não podendo mais lecionar. Veio para São Paulo onde viveu seus últimos quinze anos e refez a sua vida profissional trabalhando na Companhia Antarctica Paulista. Nesta empresa também conquistou a todos pela sua simpatia, humildade, pela sua inteligência e sua capacidade de trabalho. Foi uma grande figura humana, tinha uma fé inquebrantável e sólida, era humilde e respeitoso, tinha uma educação esmerada. Possuía grande sensibilidade para com a figura humana, amor ao próximo, vocação para servir o seu semelhante e desinteresse pelas coisas materiais.
Sua personalidade é um exemplo para todos, como também o seu estoicismo perante a doença que o acometeu durante longos anos. É um exemplo para os jovens, foi um professor na acepção da palavra, um homem digno de ser imitado cujas qualidades vão além do normal.
Mesmo hospitalizado, continuou trabalhando sem queixas e sem lamúrias até o apagar de sua existência em 26/11/1979.
Viveu praticando o bem, servindo com alegria e aceitando com resignação a doença e a dor física. A cidade de Rio Claro respeita e admira muito o nome do Dr. José Martins da Silva.