twitter
rss

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos".


Elaboração: Professores: Carlos Alexander, Sandra e Lidiane.

OBJETIVO: Proporcionar aos alunos dos 4º e 5º anos do período da Tarde da E. M. José Martins momentos de interação com a modalidade esportiva do futsal, propagando momento de amizade, respeito e superação.

ESTRATÉGIA: Participação ativa dos alunos em todas as etapas de construção do evento.

JUSTIFICATIVA: Ao propor uma atividade desportiva não hipercompetitiva e sem valorizar o ganhar e o perder, mas sim a amizade e a interação entre os alunos podem caracterizar um espaço onde o aluno poderá socializar a sua motricidade com os demais colegas, adotando atitudes de respeito mutuo, valorizando sua identidade enquanto ser social e reforçar a pratica de atitudes altruístas.

METODOLOGIA:
1ª Etapa: Divisão dos times por sorteio.
2ª Etapa: Escolha dos nomes dos times.
3ª Etapa: Confecção das bandeiras.
4ª Etapa: Escolha das posições de cada jogador.
5ª Etapa: Sorteio das chaves.
6ª Etapa: Elaboração das regras do campeonato: Tempo de jogo; Punições; Atrasos; Indisciplina.
7ª Etapa: Definição das datas.


REGULAMENTO DA COPA DA AMIZADE
CAPITULO I
Dos objetivos do campeonato
A Copa da Amizade visa proporcionar aos alunos da E. M. José Martins momentos de interação com a modalidade esportiva do futsal, propagando momento de amizade, respeito e superação. Com participação ativa dos alunos em todas as etapas de construção do evento, a idéia é propor uma atividade desportiva não hipercompetitiva e sem valorizar o ganhar e o perder, mas sim a amizade e a interação entre os alunos podem caracterizar um espaço onde o aluno poderá socializar a sua motricidade com os demais colegas, adotando atitudes de respeito mutuo, valorizando sua identidade enquanto ser social e reforçar a pratica de atitudes altruístas.
CAPITULO II
Dos nomes, da bandeira e das posições
Cada time poderá nomear sua equipe, construindo sua bandeira e distintivo, além de coletivamente escolherem suas posições em quadra.
CAPITULO III
Do sorteio das equipes
As equipes serão sorteadas pelos professores responsáveis, onde cada time terá sete integrantes. Os times serão mistos, ou seja, serão compostos de meninos e meninas.
CAPITULO IV
Das regras, tempo de jogo e punições

REGRAS
As regras deste campeonato se baseiam em regras adotadas pelas modalidades oficiais além de agregar a participação dos alunos por intermédio de uma reflexão em sala de aula onde adotou-se os seguintes critérios:
I – A participação dos alunos está condicionada ao seu comportamento em aula, uma vez que atos de indisciplinar podem fazer com que o aluno não participe do campeonato.
II – Palavrões, gestos obscenos e discussões durante o jogo, serão punidos com cartões vermelho.
III – O aluno que sair de forma espontânea da partida não poderá retornar a mesma.
IV – Empurrões e brigas serão punidos conforme interpretação do professor, podendo o mesmo aplicar desde cartão amarelo ou até mesmo a expulsão.
V – Brincadeiras que possam colocar em risco os colegas serão punidas com cartão azul.
VI – As trapaças serão punidas com cartão azul.

TEMPO DE JOGO
Todos os jogos terão duração de dois tempos de 10 minutos cada, sem descanso na 1º fase. Nas fases subsquentes o tempo será de 10 minutos no total, sendo dois tempo de 5 minutos sem descanso.

PUNIÇÕES
As punições serão desde verbais, até a aplicação de cartões onde cada cor de cartão representará um tipo especifico de punição, conforme abaixo:
CARTÃO AMARELO: Advertência significa que você deve tomar cuidado, pois, fez algo de errado!
CARTÃO AZUL: Dois minutos fora do jogo, isto significa que você fez algo mais grave e deverá sentar-se por dois minutos para repensar suas atitudes!
CARTÃO VERMELHO: Expulsão, infelizmente você cometeu algo grave e deverá ser punido com regras que você mesmo construiu!
CAPITULO V

Das considerações finais
Ter oportunidade de vivenciar o fantástico momento da Copa do mundo de futebol, realizando seu próprio campeonato escolar, é uma ocasião única, onde todos nós, devemos pensar na beleza do nosso espetáculo, sem se preocupar com os resultados dos jogos e sim em participar com alegria e satisfação, é o momento de se sentir por um minuto ou por uma jogada, o Robinho “pedalando” ou a Marta “marcando um gol”, é o momento de sentir o prazer de jogar junto com os colegas, de olhar para eles e não enxergar um adversário, mais sim um amigo que deverá ficar guardado em nosso coração para o resto da vida, participem, brinque, dêem muita risada... Vamos nessa, pois, a Copa da Amizade é nossa!

3 comentários:

  1. diadema é muito bom feliz ano novo

  1. Das considerações finaisCOPA DA AMIZADE E. M. JOSÉ MARTINS

  1. eu já estudei ai em 2010 agora estou no e.e.professor miguel reali

Postar um comentário