Nestas duas últimas semanas do mês de abril, realizamos os conselhos de ciclo na Escola Municipal José Martins. Para alguns, foi o primeiro conselho da carreira docente, para outros, foi apenas mais um. Faz diferença realizar conselhos de ciclo? Por que realizá-los? O que vai mudar na minha prática ou nas minhas aulas depois do conselho? Quem vai me ajudar nas minhas dificuldades? Serei julgado ou avaliado pelos resultados apresentados pelos meus alunos? Essas são algumas questões que fazemos antes, durante e depois dos conselhos.
Mas o que é conselho de Ciclo afinal?
Mas o que é conselho de Ciclo afinal?
Acredito que este deve ser um espaço democrático e propicio para a reflexão, não a reflexão apenas avaliativa, mas aquela que permite pensar em novas atitudes, novos posicionamentos, novas ações e caminhos. É um espaço composto por várias vozes e de vários saberes, já que todos têm a oportunidade de ouvir, falar, refletir e opinar; sempre carregados de nossas vivencias de dentro e fora da escola. É um momento de tomar decisões compartilhadas e que permitam construir uma prática de diálogo e de reflexão sobre as ações e intervenções pedagógicas da escola. Momento de compartilhar responsabilidades, saberes e olhares para os alunos que temos em nossas salas de aulas.
Nesse sentido, tivemos 05 dias nos quais, juntos, olhamos para cada um dos alunos, respeitando sua individualidade, seu tempo de aprendizagem, seus saberes e suas dificuldades, sem, contudo, perder nosso objetivo: garantir a aprendizagem desses alunos.
E respondendo às questões descritas acima, penso que deve fazer diferença sim, realizar conselhos, pois se antes todos eram responsáveis pela aprendizagem dos alunos, agora mais ainda. O que vai mudar na prática é que pensamos juntos em idéias, caminhos e sugestões, e algumas propostas já surgiram no próprio conselho, como a realização de agrupamentos por dificuldades. A coordenação e eu, conhecendo as dificuldades e especificidades de cada turma, pensaremos em propostas e sugestões para contribuir no trabalho pedagógico do grupo. E o espaço não foi de avaliação de professores ou resultados apresentados, mas um momento de olhar para nossas práticas e alunos de maneira compartilhada e cooperativa.
Agradeço aos professores que participaram desse momento e que contribuíram trazendo as produções de seus alunos e seus planejamentos. Que possamos encaminhar da melhor maneira possível nosso trabalho pedagógico daqui pra frente e que os resultados sejam ainda melhores no próximo encontro.
Sandra ATP
27 de junho de 2013 às 19:01
Obrigada por essa explanação sobre o que é ou pode ser um conselho de ciclo,pois assim como eu deve ter um monte de pessoas querendo saber o que isso significa para poder entender melhor o seu aluno no momento de avaliação.Estava precisando dessa fala.Abraço.Orcelina