“O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento...” (BAFFI, Maria Adélia Teixeira – 2002)
O momento de planejamento é um momento de reflexão em que os professores buscam estabelecer os objetivos para os trabalhos durante aquele ano letivo; é um momento de previsão de cada etapa do trabalho, é um momento de se pensar nos métodos, nas estratégias, nos meios e nos recursos. É um processo de tomada de decisões a partir dos resultados das avaliações.
Em outras palavras pode-se dizer que o professor se preocupa com o “para onde ir” e “o que eu faço para chegar lá”.
O professor deve ter objetivos claros e definidos com o que ele vai fazer com os seus alunos. Tudo que o professor faz na escola é intencional e a avaliação é constante. Se no meio do caminho ele achar que alguma coisa não vai bem, ele para, reflete, estabelece novamente os objetivos e re-planeja.
No planejamento o professor tem como meta dar solução a um problema, considerando as condições do presente e as experiências do passado e se projetando para o futuro de forma a superar as dificuldades.
“Planejar é estabelecer um caminho.
Planejar e avaliar andam de mãos dadas.” (BAFFI, Maria Adélia Teixeira)
Nilce Camargo Rezende
Professora Coordenadora de UE
O momento de planejamento é um momento de reflexão em que os professores buscam estabelecer os objetivos para os trabalhos durante aquele ano letivo; é um momento de previsão de cada etapa do trabalho, é um momento de se pensar nos métodos, nas estratégias, nos meios e nos recursos. É um processo de tomada de decisões a partir dos resultados das avaliações.
Em outras palavras pode-se dizer que o professor se preocupa com o “para onde ir” e “o que eu faço para chegar lá”.
O professor deve ter objetivos claros e definidos com o que ele vai fazer com os seus alunos. Tudo que o professor faz na escola é intencional e a avaliação é constante. Se no meio do caminho ele achar que alguma coisa não vai bem, ele para, reflete, estabelece novamente os objetivos e re-planeja.
No planejamento o professor tem como meta dar solução a um problema, considerando as condições do presente e as experiências do passado e se projetando para o futuro de forma a superar as dificuldades.
“Planejar é estabelecer um caminho.
Planejar e avaliar andam de mãos dadas.” (BAFFI, Maria Adélia Teixeira)
Nilce Camargo Rezende
Professora Coordenadora de UE