twitter
rss

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos".




Hoje dia 29/06/2012 aconteceu um evento de encerramento das atividades do primeiro semestre na Fundação Florestan Fernandes. Estiveram presentes: o Prefeito Mário Reali, Lúcia Helena Couto, a Secretária da Educação Márcia Santos, a Diretora de Formação Líria Fregnani, Ana Lúcia, Formadores da Secretaria e Coordenadores do Programa, Articuladores e Agentes de Educação.
Lúcia falou sobre o pioneirismo de Diadema fazendo algumas colocações como:

"Diadema é a protagonista desta história. Que às crianças sejam garantidos os direitos da aprendizagem: direito de ler, escrever, contar de forma problematizadora. A Escola tem que ser um oásis o tempo inteiro e não ser um oásis de manhã e um deserto à tarde ou vice versa, um deserto de manhã e oásis à tarde. O lúdico e o estético fazem parte da vida da criança e da nossa vida. O ser humano tem curiosidades, nós estamos despertando essa curiosidade na criança”.
“Como garantirmos o direito da criança? precisamos garantir o direito da crianças de ler e escrever com o maior número de linguagens e a partir de todos os elementos da escola”.
“Toda escola pública pode e deve ser uma boa escola”.
Lúcia Helena Couto
Coordenadora Geral do Ensino Fundamental
Ministério da Educação
Postado por Nilce
em 29/06/2012













Dia 26/06/2012 aconteceu no centro de Diadema o ‘Cortejo do Mais Educação pela Sustentabilidade’. Foi um evento muito interessante, com a participação de todas as escolas que desenvolvem o Programa.
A nossa Escola participou levando o tema: ‘A Energia e a Sustentabilidade’. A energia eólica, a energia solar e a energia elétrica que são energias limpas, isto é, não poluem o ambiente, foram enfatizadas pela nossa escola com alegorias preparadas pelos educadores do ‘Mais Educação’ sob a supervisão da articuladora Rita. Foi um sucesso. Os nossos alunos desfilaram demonstrando muito entusiasmo e alegria.
Parabéns crianças!
Parabéns Educadores!
Parabéns articuladora Rita!
Postado por Nilce em 27/06/2012



Diadema, 14 de junho de 2012

Senhores Integrantes da Rio +20

Meu nome é Kamilly Amaral de Barros. Tenho 8 anos, sou estudante do 3º ano B do Ensino Fundamental das Escola Municipal Doutor José Martins da Silva, em Diadema S.P.
Eu e meus colegas sempre estudamos sobre o Meio Ambiente e estamos muito preocupados como o nosso Planeta. Muito em breve corremos o risco de não termos água para beber, sem falar no desmatamento, animais em extinção, poluição e tantos outros estragos causados pelo homem.
É preciso colocar em prática ações para melhorar o nosso Planeta e a nossa qualidade de vida.
Muito já foi discutido, agora é hora de agir.
Nós esperamos que os grandes usem a caneta e assinem acordos de Paz. Que os estudiosos busquem soluções. Que haja muita pesquisa e muitas ações.
Que os pequenos também façam a sua parte para melhorar o nosso Planeta.
Fazemos então um apelo:
 - “Salvem o nosso Planeta!”
Atenciosamente,
Alunos do 3º B

Postado por Nilce em 26/06/2012
Esta foi uma das cartas escolhidas para compor a árvore da 'Conferência Rio + 20'
Parabéns Professora Cristina
Parabéns alunos do 3º B

********************************************************************************



Diadema, 14 de junho de 2012 
Prezados Senhores da ONU,
Primeiramente queremos deixar a nossa satisfação em participar deste importante e necessário projeto Rio +20, pois acreditamos nessa mobilização para conscientizar cada ser humano de sua responsabilidade com o meio ambiente.
Somos alunos de uma escola pública em Diadema, com idades de 9 e 10 anos, que também sentimos nossa responsabilidade em contribuir com o planeta.
Após estudos e leituras sobre o meio ambiente, ficamos indignados com tantos problemas ambientais e suas sequências terríveis para toda a vida da Terra. Percebemos que as pessoas estão sempre preocupadas com o seu próprio conforto pois para elas, o mais importante é “ter”. Assim, compram, consomem e descartam de maneira descontrolada, aumentando a produção de lixo.
Imaginem se as pessoas passassem a utilizar em seu dia-a-dia os “RRR”: reduzindo, reutilizando e reciclando! Quantas coisas iríamos poupar do meio ambiente!
Mas ao contrário disso as pessoas além de não se preocuparem, ainda jogam lixo em ruas e rios, causando mais problemas ambientais, como enchentes, poluição dos rios e doenças para os seus habitantes.
Muitos problemas ainda precisam ser solucionados, como a poluição do ar e da água, o desmatamento, a extinção de animai, entre outros.
A maioria das pessoas estão despercebidas ou acomodadas, sendo que o interesse é de todos nós, porém algumas pessoas como governadores, deputados, prefeitos, entre outros possuem o poder de investir em educação ambiental ou cidadania, pois com educação conseguimos conquistar as pessoas e preservar as relações e a vida.
Então, quem já tem consciência faça como a gente: contribuem para a vida do nosso planeta, ou seja, a nossa própria vida.
O meio ambiente depende de nós, assim como nós dependemos dele. Dessa forma, tudo que fizermos a ele, estamos fazendo a nós!
Esperamos que as gerações futuras possam um dia saber que o planeta quase morreu, mas foi salvo por muitos que transformaram seus comportamentos individuais por atitudes responsáveis e conscientes!
Na esperança de mundo melhor.
Alunos do 4º ano F
 Professora Tania Rocha
E.M. Dr. José Martins da Silva
Parabéns Professora Tania e alunos do 4º F
Obs. Esta carta foi escolhida na escola e fez parate da árvore na entrada do Teatro Clara Nunes
****************************************************************************



Diadema, 14 de junho de 2012

Estimada Organização das Nações Unidas (ONU),

Somos crianças de 9 a 10 anos que moramos e estudamos em um bairro de Diadema. Assim que compreendemos o projeto “Rio +20”, decidimos participar do evento para expormos tudo aquilo que está dentro de nós.
Se pararmos para pensar no encontro que houve em 1992 chamado “ECO 92”, do qual foi composto por discursos importantes e produção de documentos como: “Agenda 21”, a “Carta da Terra” e as “Convenções do Clima e da Diversidade Biológicas” é possível entender o valor desses movimentos, porém o que deve acontecer de fato são as mudanças não somente no falar, mas são necessárias ações diárias feitas por mim, por você, por todo nós.
Como era desejado a 20 anos atrás, nós hoje sonhamos em termos um mundo melhor para todos. Nesse sonho nós imploramos pela Vida.
Vida dos alimentos e animais que nos sustentam...
Vida das árvores que nos fornecem oxigênio e mais conforto. Nossas vidas e sua vida que tanto são capazes de gerar vidas como podem destruir muitas outras.
Hoje em dia, as pessoas jogam lixo nas ruas e não preservam a natureza. Percebemos que nosso planeta não está tão limpo. Nosso planeta está muito poluído. Isso está mais que acabando com ele, pois está causando o Aquecimento Global.
Se essa destruição continuar, nosso Planeta não aguentará as consequências da poluição, do desmatamento, do nosso consumo em excesso e isso tudo vai acabar com a esperança de nossa sobrevivência.
Nós humanos estamos poluindo o meio ambiente e isso está acabando com a sobrevivência dos seres vivos, isto é, com a nossa e das próximas gerações, por exemplo.
Precisamos cooperar para salvar a vida na Terra para não arcarmos com as consequências de nossa destruição. Para isso, necessitamos dos 3 RRR com as 3 maneiras de ajudar o meio ambiente. Os 3 RRR são: reduzir, reutilizar e reciclar o lixo.
Desde sempre , as fábricas destroem as nossas vidas, as vidas de seus donos, as vidas que há no planeta.
Pedimos que os governos fiscalizem as fábricas para que suas ações sejam controladas.
Como foi mencionado anteriormente, as ações para se manter a vida precisam ser equilibradas entre os cidadãos, empresários e governantes. Ações e atividades que visem garantir as necessidades dos seres humanos sem comprometer a existência da vida.
ONU, por favor, repasse ao mundo nossas idéias e fale o quanto é importante agir agora. Somos crianças e queremos saber se poderemos estar vivos no mundo daqui a 20 anos. Se isso depender do estado do meio ambiente.
Com a esperança pela vida, nós da escola E. M. E. B. Dr. José Martins da Silva de Diadema/SP, encerramos nossa carta agradecendo a cooperação de todos em ajudar.
Alunos do 4ºano E de Diadema.    
Professora: Xirlaine
Parabéns Professora Xirlaine e alunos do 4º E
Obs. Esta carta foi escolhida na escola e fez parate da árvore na entrada do Teatro Clara Nunes

*******************************************************************************************


Diadema, 14 de junho de 2012
Olá!
Somos alunos do 5º ano G, da E. M. Dr. José Martins da Silva, na cidade de Diadema, estado de São Paulo, Brasil e queremos deixar nossa satisfação e m poder participar desta Conferência da ‘RIO + 20’.
Aqui onde vivemos é bastante arborizado e bonito, mas também há muito lixo, poluição, violência e desigualdade social.
Achamos muito importante esta iniciativa de se reunirem para pensar em como ajudar o meio ambiente, mas pelo que sabemos pouco mudou desde 1992, quando fizeram a mesma coisa.
O ar continua poluído, o lixo ainda é um problema, a extinção atinge muitos animais, ainda há desmatamento e com enchentes, terremotos, tsunamis, miséria, etc.
E acreditamos que nada mudou, porque todas as ações que pensaram não saíram do papel, pois, falta interesse de todos.
Os governantes devem investir em modos de ajudar o meio ambiente, criar leis, mas principalmente educar a população para viver de maneira mais correta.
Queremos aqui cobrar o nosso direito de desfrutar da natureza e cumprir o dever de preservá-la, esperando que em 2032, nosso planeta seja um lugar melhor para se viver.
Agradecemos a oportunidade de contribuir.
Alunos do 5º G

Parabéns Professora Renata Fileto
Parabéns alunos do 5º G
esta carta foi escolhida para compor a árvore da Conferência Rio +20


Postado por Nilce em 26/06/2012 










Dia 15/06 aconteceu a Festa Junina da EJA, na nossa Escola. fomos prestigiados pela presença da nossa ATP Sandra Regina, da ATP Marlucia, da diretora do Fabíola Ivanete. Os alunos estavam super animados e dançaram duas quadrilhas sob a orientação do Professor Fábio Araújo de Educação Física. Estiveram presentes os professores da EJA Rita, Carlos Alberto, Tadeu, Joel, Miro e Edison com a coordenação da Escola.Todos saborearam os quitutes: bolos, batata doce, milho, pipoca, paçoquinha, sucos e refrigerantes.
Nos intervalos das danças rolou um interessante bingo com prendas providenciadas pela direção. Foi um sucesso. As fotos acima podem demostrar a alegria que contagiou a todos.

Postado por Nilce Camargo Rezende em 21/06/2012

O menino do dedo verde

Os alunos do 5º ano A ficaram entusiasmados ao ouvirem as histórias do livro 'O MENINO DO DEDO VERDE' de Maurice Druon, traduzido por D. Marcos Barbosa. A professora Liese leu este livro em capítulos e com muito suspense, pois esta obra de pura ficção é transbordante de humor e poesia.
A leitura iniciou-se no dia 15/05/2012 e terminou ao ar livre no dia 29/05/2012. A mensagem do livro emocionou as crianças e algumas alunas chorando pediram para ler outro livro ou o mesmo.
E nestes tempos de 'RIO + VINTE' vem bem a calhar...

Postado por Nilce Camargo Rezende em 21/06/2012


Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: "Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes." A assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos. Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas. É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!!!!
(Autor desconhecido)
Postado por Nilce Camargo Rezende
em 20/06/2012

Dia 25/05/2012 nos reunimos Rita (Articuladora), Nilce (diretora), educadores e as agentes de educação na sala de Biblioteca da Escola para mais uma reunião de formação. Iniciamos com uma leitura de uma mensagem 'Assembleia na Carpintaria' quando refletimos sobre a importância de cada um no Programa.




Postado por Nilce Camargo Rezende em 20/06/2012