twitter
rss

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos".

(Educação de Jovens e Adultos)



Autores: Professor Fábio Silva Araújo (Educação Física do Ensino Fund. I e II)
Professora Ivanete A.de Novaes Araújo (Língua Portuguesa da EJA)

Público Alvo: Alunos da EJA – Suplência II
Quantidade de aulas: 1 aula semanal com cada turma
Duração: Durante o ano letivo

Justificativa
Os esportes e a prática de exercícios físicos fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Alguns os praticam e outros são apenas espectadores. Entre as várias modalidades esportivas, o futebol é a mais conhecida e também a mais praticada no Brasil, sendo considerado o esporte "paixão nacional", principalmente pelo público masculino.
Já o público feminino nesses últimos anos, devido à influência da mídia, bem como por orientações médicas, tem aderido à prática de exercícios físicos para melhoria da qualidade de vida e também pela estética corporal, tendo como atividades de lazer a dança.
Considerando que os alunos da Educação de Jovens e Adultos deixaram de frequentar o ensino regular e consequentemente de participar das aulas de educação física por conta de diversos fatores entre eles  socioeconômicos e tendo em vista a mudança de perfil do aluno deste segmento, que antes priorizava estudantes de faixa etária adulta, agora abrangendo também o público adolescente, se faz necessária a implementação de novos objetivos e estratégias com vias a atender as atuais demandas.
Esse projeto tem como finalidade oportunizar a esse público a prática de esportes e atividades físicas dentro do ambiente escolar com aulas ministradas e orientadas por um especialista da área de Educação Física.
As aulas serão dinamizadas em dois momentos: no primeiro momento destinado ao público feminino e no segundo momento ao público masculino. A separação por gênero tem como objetivo evitar a inibição dos alunos e ampliar a participação dos mesmos.
Objetivos
·        Oportunizar e incentivar a prática esportiva em seu cotidiano;
·        Conscientizar sobre a importância do movimento corporal e os seus benefícios para a saúde;
·        Orientar sobre as consequências que as "drogas" podem ocasionar à saúde mental e corporal.
·        Realizar atividades esportivas, recreativas e cooperativas que auxiliem na interação do grupo.
Estratégias
·        Aulas práticas de esportes, atividades físicas, recreativas e de lazer tais como: Futebol, ginástica localizada, dança, jogos cooperativos, queimada.
·        Vídeos motivacionais, esportivos e reflexivos.
·   Dinamismo das aulas:
· Público Masculino: Aulas de futebol com jogo de futsal e elaboração de um campeonato com regras e forma de disputas idealizadas pelos alunos. E outros esportes sugeridos pelos mesmos durante o decorrer das aulas. Jogos cooperativos.
· Público Feminino: Aulas de dança como aeróbica, forró, ginástica localizada, esportes sugeridos pelas alunas e jogos cooperativos.

Avaliação
Os alunos serão avaliados mediante a participação e interação com o grupo e as atividades propostas.
Produto Final
Esperamos finalizar o projeto com um campeonato interclasses de futsal masculino e feminino e uma apresentação de dança.

Este projeto foi idealizado pelo professor Fábio Silva Araújo e pela nossa escola tendo um aspécto pioneiro, no curso de Jovens e Adultos - EJA com objetivo de incentivatr os alunos para as atividades físicas e melhor qualidade de vida. Foi autorizado pela Secretaria da Educação e está sendo aplicado com muito sucesso na nossa escola.
 Postado por Nilce Camargo Rezende