twitter
rss

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos".

Objetivo: Desenvolver com os alunos, atividades sobre a Copa 2010
Interdisciplinaridade: Matemática, História, Geografia, Português e Atualidades
Mascote 2010:

Significado:

O nome “Zakumi, composto por "ZA", de África do Sul (na língua local), e “KUMI”, que significa o numeral dez em vários idiomas africanos”.

História do Futebol:
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
Origem:
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.

Bola de futebol: Final do século XIX

História do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
CURIOSIDADES DO FUTEBOL - Você sabia?
· Comemora-se em 19 de julho o Dia do Futebol.
· Um fato que destacou a importância de Pelé no exterior foi quando de sua visita a África em 1969. No transcorrer da guerra civil na África, para que Pelé e o time do Santos FC transitassem em segurança entre Kinshasa e Brazzaville, as forças rivais declararam a interrupção das agressividades, chegando a ocorrer, numa região de fronteira, a transferência da delegação sob tutela de um exército para o outro.Este fato fez lembrar o sonho do Barão Pierre de Coubertin ao fazer renascer os Jogos Olímpicos no século XX. Pois era costume na Grécia Antiga a decretação de um armistício quando da realização dos jogos olímpicos da época.

COMO FOI CRIADA A COPA:
A FIFA (Federação Internacional de Futebol) propôs a competição em 1.905. No entanto, a idéia não despertou o interesse de nenhum país. Uma nova tentativa foi feita nove anos depois, mas nem desta vez o campeonato mundial emplacou, por causa da Primeira Guerra Mundial, que estava começando e se estenderia por quatro anos.
Os Jogos Olímpicos de 1932 em Los Angeles não planejavam incluir o futebol como parte do programa devido à baixa popularidade desse esporte nos Estados Unidos. A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional também discordavam da condição de amadores dos atletas. Desta forma, a FIFA decidiu realizar sua própria competição mundial de futebol, a Copa do Mundo, que teve sua primeira edição no Uruguai em 1930.

CURIOSIDADES DA COPA - Você sabia?
· Bellini foi o capitão da primeira Copa do Mundo que o Brasil conquistou, em 1958, na Suécia. Na época, zagueiro do Vasco, foi ele quem eternizou o gesto de levantar a taça que os capitães de todas as seleções campeãs do mundo passaram a repetir. Zagueiro de estilo vigoroso, líder nato, Bellini entrou para a história do futebol mundial ao erguer a Taça Jules Rimet no dia 29 de junho de 1958, no Estádio Rasunda, em Estocolmo, depois da goleada de 5 a 2 do Brasil sobre a Suécia no jogo decisivo do Mundial.

· O Haiti, país mais pobre do continente americano, foi atingido por um terremoto que devastou a sua capital, Porto Príncipe. A mídia internacional repercute o assunto o dia todo e lembra da presença de militares brasileiros em forças de paz no local. Porém, houve outra participação importante do Brasil no país latino-americano. E ela aconteceu há seis anos, em 2004, quando a Seleção Brasileira de futebol participou de jogo contra a equipe local. Esse confronto fez com que milhares de haitianos fossem as ruas para receber os jogadores brasileiros.

Sedes e Classificações das Copas:


Músicas:

PARTIDA DE FUTEBOL
Skank

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou ser um jogador de futebol?
A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda, é uma partida de futebol
Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar
A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol
O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol
O goleiro é um homem de elástico
Só os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol
Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer um gol
Quem não sonhou ser um jogador de futebol?
O meio campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol!


PRA FRENTE BRASIL
Os Incríveis

Noventa milhões em ação
Pra frente Brasil, no meu coração
Todos juntos, vamos pra frente Brasil
Salve a seleção!!!
De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão!
Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Gol!
Somos milhões em ação
Pra frente Brasil, no meu coração
Todos juntos, vamos pra frente Brasil
Salve a seleção!!!
De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão!
Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Todos juntos vamos pra frente Brasil!
Salve a seleção!
Salve a seleção!
Salve a seleção!
Salve a seleção!


Países que vão participar da Copa:

África (CAF)
· África do Sul
· Gana
· Costa do Marfim
· Nigéria
· Camarões
· Argélia

Ásia (AFC)
· Coreia do Sul
· Japão
· Austrália
· Coreia do Norte

América do Sul (CONMEBOL)

· Brasil
· Paraguai
· Chile
· Argentina
· Uruguai

América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF)
· México
· Estados Unidos
· Honduras

Europa (UEFA)
· Países Baixos / Holanda
· Inglaterra
· Espanha
· Alemanha
· Dinamarca
· Sérvia
· Itália
· Suíça
· Eslováquia
· Grécia
· Portugal
· Eslovénia
· França

Oceania (OFC)
· Nova Zelândia

Tabela:

Brasil nas Copas:
A primeira Copa do opa do Mundo a ser realizada no Brasil, foi em 1950, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
O Brasil é o único País a participar de todas as edições da Copa.
A Seleção Brasileira ganhou a Copa do Mundo nos anos:
1.958, 1.962, 1.970, 1.994 e 2002

Jogadores convocados do Brasil para a Copa do Mundo de 2010:
Foi divulgada em 11 de maio a lista com os 23 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo da África do Sul de 2010. Dunga descartou os clamores pela convocação de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho. Além de deixar de fora medalhões como Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos. Confira a lista oficial dos jogadores convocados pelo Brasil para disputar a Copa do Mundo de 2010:
· Goleiros: Julio César, Gomes e Doni
· Laterais: Daniel Alves, Maicon, Gilberto e Michel Bastos
· Zagueiros: Juan, Lúcio, Luisão e Thiago Silva
· Meias: Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Ramires, Júlio Baptista, Elano, Kaká e Kléberson
· Atacantes: Robinho, Luís Fabiano, Nilmar e Grafite
· Técnico: Dunga


Bandeira do Brasil:



Taça do Mundo:




Perguntas

·
Você acha que um esporte pode melhorar um País? Por quê?
· Por que surgiu a Copa do Mundo?
· Qual foi o primeiro país a ser sede da copa?
· Quem é considerado o atleta do Século? Qual seu nome e apelido?

Atividade para as salas
Cada sala fará uma pesquisa sobre um país participante da Copa do Mundo 2010.
Realizaremos um sorteio para saber qual país cada sala fará a pesquisa.
Itens da Atividade:
Bandeira do País;
Localização;
Comidas típicas;
Seleção / Jogadores;
Títulos da Copa;
Decorar a sala com as cores do país pequisado.

No dia 18/06 será realizado um dia de visitação nas salas para que as crianças conheçam os países participantes da copa e sua cultura.



Projeto enviado pela Professora Karina

Segue o vídeo dos músicos que abriram o evento da Inauguração da Escola. Ah! é só uma " palhinha"

No último dia 18 de maio ocorreu a Inauguração da Escola. Neste dia o evento foi contemplado com várias apresentações.
Discurso

Mais uma vez nós reunimos, agora, para a inauguração da Escola Municipal Dr. José Martins da Silva. Temos um grande prazer em mostrar aos pais uma escola já em muitos pontos diferente daquele que recebemos, quando aqui tivemos pela primeira vez.
Agradecemos ao Sr. Prefeito Municipal Exmo. Sr. Mário Reali, pelas muitas realizações que foram feitas nesta escola. A escola recebeu pintura nova, reformas de salas para o Projeto Mais Educação e Artes, o pátio recebeu piso novo, e toda a área de secretaria e coordenação recebu piso de paviflex; as tomadas foram reformadas e receberam espelhos novos. A caixa d'água foi limpa. Toda a área externa da escola foi roçada duas vezes. Todo o entulho que estava acumulado na escola por muitos anos foi recolhido. Todas as crianças receberam uniformes, tênis e mochila e kit de materiais escolares para uso nas suas atividades escolares.
Temos hoje dois vigias em cada horário, que nos ajudam, fazendo a segurança da escola, estacionamento e áreas externas.
Queremos agradecer nossa DD. Secretária Lúcia Helena Couto pela preocupação que tem tido com todas as escolas. Tem provido os professores com inúmeros cursos para que possamos cada vez mais melhorar o nível de nosso ensino. Diadema tem todas as condições de se tornar, pelas iniciativas que tem tido, modelo para os outros municípios em educação infantil e educação fundamento. E vamos chegar lá!
Quero agradecer também a minha equipe Gilvã e Regina e a todos os funcionários que trabalham nesta escola: pessoal da SP, Frente de Trabalho e Vigilantes o nosso muito obrigado pelo bom trabalho desempenhado.
Parabéns a Rita, estagiários e educadoras comunitárias pelo Projeto Mais Educação num trabalho coordenado com a escola tendo em vista dar outros momentos de aprendizagem para as crianças.
Queremos agradecer também ao Exmo. Sr. Vereador José Dourado pela presteza com que disponibilizou uma das dependências de sua residência para funcionamento de mais duas turmas do Projeto Mais Educação.
Queremos parabenizar o trabalho desenvolvido pelos professores Valdir ( Artes ) e Fábio ( Educação Físic a) que preparam um número artístico, misto de teatro, canto e dança que apresentam hoje. Importante ressaltar que a classe se envolveu muito neste trabalho; é uma dança de rua: a música e os passos retrata a vida; a reflexão e a criação dos passos foi feita por eles mostrando que o crime não compensa e o caminho para a felicidade é a Paz.
Esse projeto foi de uma importância muito grande, melhorando a disciplina da classe, despertando a motivação e desenvolvendo responsabilidades; pretendemos continuaar com o trabalho com estes alnos desenvolvendo um grupo de teatro que fará uma apresentação e cada bimestre e será registrado no nosso BLOG. Queremos envolver também as crianças e jovens do entorno da escola num trabalho de envolvimento com a comunidade e bom relacionamento com todos.
Encerrando, reflitamos com Perrenoud: " Trabalhar a aprtir das representações das crianças não consiste em fazê-las expressarem-se, para desvalorizá-las imediatamente. O importante é dar-lhe regularmente direitos na aula, interessar-se por elas, tentar compreender suas raízes".








Dentro das apresentações teve o Projeto HIP HOP " A EXPERIÊNCIA "
Objetivo: resgatar a autoestima e gerar identidade de salas estressadas.
Alunos que se sentem a margem do progresso educativo e escolar.
Foi utilizado a linguagem do teatro dança ( visando uma multidiciplinaridade entre Arte e Educação Física ). Enquanto estética teatral, a biomecanica e o construtivismo espacial que trabalha os movimentos do cotidiano e o gesto simples do espetáculo.
Roteiro
1º cena - o arquivador
2º cena- Briga de rua ( mortes )
3º cena - as almas buscam a paz
4º cena - o carro de malandro ( o limpador )
5º cena - o jardineiro - queremos saber.

Com aproximidade da COPA DO MUNDO , não podemos deixar de abordar o futebol. A proposta desta atividade é proporcionar a brincadeira para todos através dos jogos cooperativos.

Procedimento:

Trata-se de um jogo de futebol, no qual as regras são algo diferente do futebol normal.
Divide-se o grupo de participantes em duas equipes. São estas equipes que competirão.
Cada equipe tem uma vassoura, e somente com esta vassoura se pode tocar na bola.
Os jogadores, em cada grupo, também trazem cada um/a um número.

Durante a dinâmica o professsor dá ordens às equipes: por exemplo, quando chama aos números 3, as duas pessoas das 2 equipes que trazem o n° 3, correm e procuram a vassoura e tratam de fazer um gol contra a outra equipe.

Em certos momentos, o professor pára o jogo e anima as equipes a buscar um nome para sua equipe, buscar uma estratégia…

Depois da dinâmica, se discute a forma de organização durante a partida. Pode-se falar de uma organização verdadeira nestas equipes de futebol?

Esta dinâmica, geralmente, traz uma discussão bem viva e interessante para o futuro trabalho




Vídeo da aula da Professora Sandra com o 3º ano F.


ROTINA DE TRABALHO PEDAGÓGICO

Para organizar uma rotina semanal do trabalho pedagógico, é fundamental definir previamente: todas as áreas a serem trabalhadas, a freqüência com que serão trabalhadas (por exemplo: Língua Portuguesa todos os dias, com duração de 90 minutos etc.); a melhor forma de tratar didaticamente os conteúdos (projetos, atividades permanentes, atividades seqüenciadas...); os textos e os tipos de atividade a serem propostos durante a semana (tanto na sala de aula como em casa), e a respectiva freqüência.
Só então será possível distribuir tudo isso no tempo disponível durante uma semana de trabalho, estabelecendo as devidas prioridades. A forma de organizar a rotina semanal que tem se mostrado mais prática é por meio de uma tabela de dupla entrada com espaço para indicar todas as propostas planejadas para cada dia da semana.
Considerando que, inevitavelmente, as classes são sempre heterogêneas, há três tipos de organização do trabalho pedagógico, para situações de atividade tanto individual como em parceria: momentos em que todos os alunos realizam a mesma proposta; momentos em que, diante de uma mesma proposta ou material, realizam tarefas diferentes; e momentos de propostas diversificadas, em que os grupos têm tarefas diferentes em função do que estão precisando no momento.
A opção por organizar ou não os alunos em duplas, grupos de três ou de quatro, em um único grupo que reúne toda a classe, ou individualmente, depende especialmente dos objetivos da proposta.

O que fazer com os alunos que terminam as atividades rapidamente? O que fazer com os que nunca terminam? Como orquestrar essas diferenças de ritmo? A incapacidade de lidar com essas situações pode criar na classe um tal nível de desorganização que leve o professor a sonhar com uma homogeneidade - que jamais conseguirá - no ritmo de realização das tarefas. Nesse caso, há dois pontos a considerar: um é que a organização de uma rotina de trabalho já deve responder ao menos parcialmente às questões;
e o outro é que o professor precisa criar um tipo de funcionamento para a aula de maneira a dar, ao mesmo tempo, espaço e resposta para as diferenças de ritmo. Alguns exemplos:

• Organizar atividades alternativas para os alunos mais rápidos e deixá-las em folhas separadas sobre a mesa, em uma ordem conhecida por todos – assim, à medida que forem terminando as tarefas, poderão apanhar as folhas, na seqüência. Para que esse tipo de proposta seja eficaz, o contrato didático que estabelece essa organização da aula deve estar claro para todos; as atividades devem ser familiares e interessantes, não soando como simples “passatempo”, e os alunos precisam poder realizá-las individualmente e com autonomia.

• Utilizar parte do quadro-negro (ou o quadro alternativo que existe em muitas salas de aula) para indicar as atividades que os alunos mais rápidos devem realizar assim que terminarem a tarefa. Isso pode ser feito por escrito, quando eles já sabem ler, ou utilizando o recurso do desenho, quando ainda não sabem – por exemplo, o desenho de um livro ou de um gibi indicará que devem apanhar um desses materiais para “ler”.


Texto enviado pela ATP SANDRA


Antes, eu era um embrião
Lágrimas não havia em mim
Minha lágrima de grão
Era de um paz sem fim.

A borbulhar no ventre
Minha mãe me protege
Com seu puro amor, dentre
A segurança elege.

Paz e sossego pra mim
Segurança é uma magia
No aquoso mundo carmim
Harmoniosa nostalgia

Poema enviado pelo Profº Luiz Roberto

No início de maio finalizamos o ciclo de palestras de Educação Física. O evento reuniu professores do período da tarde e alguns da manhã. Segue as fotos:





Nós professores de Educação Física agradecemos a Coordenação da Escola pela oportunidade desses momentos.

" Não podemos esquecer que nossas mães também já foram bebês,
crianças, adolescentes...

Que quando bebês choraram,

Que quando crianças brincaram,
Que quando adolescentes divertiram-se,
Que quando mulher ficaram sábias,
E que quando tornaram-se mães viraram deusas, que ao darem a luz apaixonaram-se e entregaram-se ao mais puro, sincero e bonito amor que existe"



Um Feliz Dia das Mães à todas aquelas que são responsáveis pela nossa existência!!!




Muitos beijos e agradecimentos: E.M. Dr. José Martins da Silva





Mensagem enviada pela Profª Elaine - Artes

Nestas duas últimas semanas do mês de abril, realizamos os conselhos de ciclo na Escola Municipal José Martins. Para alguns, foi o primeiro conselho da carreira docente, para outros, foi apenas mais um. Faz diferença realizar conselhos de ciclo? Por que realizá-los? O que vai mudar na minha prática ou nas minhas aulas depois do conselho? Quem vai me ajudar nas minhas dificuldades? Serei julgado ou avaliado pelos resultados apresentados pelos meus alunos? Essas são algumas questões que fazemos antes, durante e depois dos conselhos.

Mas o que é conselho de Ciclo afinal?

Acredito que este deve ser um espaço democrático e propicio para a reflexão, não a reflexão apenas avaliativa, mas aquela que permite pensar em novas atitudes, novos posicionamentos, novas ações e caminhos. É um espaço composto por várias vozes e de vários saberes, já que todos têm a oportunidade de ouvir, falar, refletir e opinar; sempre carregados de nossas vivencias de dentro e fora da escola. É um momento de tomar decisões compartilhadas e que permitam construir uma prática de diálogo e de reflexão sobre as ações e intervenções pedagógicas da escola. Momento de compartilhar responsabilidades, saberes e olhares para os alunos que temos em nossas salas de aulas.
Nesse sentido, tivemos 05 dias nos quais, juntos, olhamos para cada um dos alunos, respeitando sua individualidade, seu tempo de aprendizagem, seus saberes e suas dificuldades, sem, contudo, perder nosso objetivo: garantir a aprendizagem desses alunos.
E respondendo às questões descritas acima, penso que deve fazer diferença sim, realizar conselhos, pois se antes todos eram responsáveis pela aprendizagem dos alunos, agora mais ainda. O que vai mudar na prática é que pensamos juntos em idéias, caminhos e sugestões, e algumas propostas já surgiram no próprio conselho, como a realização de agrupamentos por dificuldades. A coordenação e eu, conhecendo as dificuldades e especificidades de cada turma, pensaremos em propostas e sugestões para contribuir no trabalho pedagógico do grupo. E o espaço não foi de avaliação de professores ou resultados apresentados, mas um momento de olhar para nossas práticas e alunos de maneira compartilhada e cooperativa.
Agradeço aos professores que participaram desse momento e que contribuíram trazendo as produções de seus alunos e seus planejamentos. Que possamos encaminhar da melhor maneira possível nosso trabalho pedagógico daqui pra frente e que os resultados sejam ainda melhores no próximo encontro.

Sandra ATP




No último dia 30 de abril foi a despedida da Amanda, nossa secretária. A turma da Aurí programou uma homenagem com a entrega de um cartão feito por eles e a Dona Iraci representou a escola com suas palavras e uma lembrança.
Esperamos que nesse período que você viveu em nossa escola tenha sido de momentos felizes. Segue um poema de Paulo Freire sobre escola.

Escola é

... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)


Amanda desejamos todo o sucesso nesta nova etapa de sua vida...


Turma do José Martins